Nesta segunda-feira (1º) uma frente fria se intensifica sobre o oceano, na altura do RS. No Paraná, áreas de instabilidade avançam do Paraguai/Argentina e Mato Grosso do Sul em direção ao sudoeste, oeste e noroeste do estado. Assim, nestes setores, são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas já pela manhã.
Nas demais regiões paranaenses, algumas chuvas isoladas ocorrem a partir da tarde. Há risco para ocorrência de tempestades isoladas.
Clima em abril Ao longo do mês de abril, o tempo no Brasil tende a ficar com temperaturas acima da média, na maior parte das Regiões, especialmente em áreas de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e também parte da Região Sul, mais especificamente no norte do Rio Grande do Sul, meio oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná.
Essas áreas terão maior domínio de massas de ar quente e seco, que vão prevalecer boa, parte do mês, trazendo condições de temperaturas mais altas e alguns períodos até de calor intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul.
Este cenário, também, é previsto para algumas áreas do centro-oeste e norte do estado de São Paulo e norte do Paraná, especialmente na primeira quinzena de abril, com calor ficando mais acentuado. Nas demais áreas do país a tendência também é de temperaturas acima da média.
El Niño x La Niña
A tendência já é de enfraquecimento total do fenômeno no decorrer de abril e entraremos na fase de neutralidade – sem El Niño e La Niña no decorrer do mês. Há probabilidade da La Niña desenvolver-se entre Junho/Agosto de 2024 – com sua atuação voltada mais para o inverno no Brasil.
Chuva ao longo do mês Em áreas do Brasil Central, interior da Região Sudeste, quase todo o Centro-Oeste e algumas áreas até da Região Sul, a chuva tende a ficar abaixo da média, então ela já tem uma redução natural nessa época do ano, os volumes já são bem menos acentuados, bem menos expressivos, a chuva é mais rara, as pancadas de chuva “típicas de verão”, elas ocorrem com uma frequência bem menor; mas, ainda teremos algumas, principalmente na primeira quinzena do mês.
Frentes frias em abril
As frentes frias, principalmente que vão passar pelo Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e vão avançar mais pela zona costeira de São Paulo e Rio de Janeiro, e isso associado a uma condição de águas um pouco mais quentes na faixa litorânea e rio, ainda pode trazer um risco de volumes excessivos de chuva em alguns períodos no litoral do Paraná, Baixada Santista, litoral norte de São Paulo, Costa Verde, Grande Rio, também a região serrana e até mesmo na área da região dos lagos, então nessas áreas tendem a ter um risco maior de volumes mais.
PP News com sites meteorológicos
Foto: Metsul